quarta-feira, novembro 10, 2004

Jornalismo e Jornalistas

Nem sempre os segundos fazem o primeiro.

Hoje, ao ver o editorial dos jornais televisivos, tive vontade de gritar isto bem alto. Vejo muito pouca televisão mas, normalmente, espreito os noticiários, num zapping desenfreado à procura da notícia.

É, nem sempre encontro mais do que um arrazoado de reportagens sem qualquer interesse jornalístico. Podia esse arrazoado estar neste blog, ou noutro qualquer tão despretencioso quanto o meu. Assuntos da vidinha em vez de notícias. E mal escritos. E mal falados, ainda por cima.

Houve tempos em que quis ser jornalista. Segui Direito um pouco por isso, sabendo que esse curso não me impediria de, um dia se me apetecesse e alguém me quisesse ler, seguir por aí. Como tão bem sabemos, a licenciatura em comunicação-social é coisa relativamente recente e a média exigida um disparate.

Não aconteceu a escrita em escaparate...acabei por nunca escrever mais do que cartas inspiradas, privadas, dirigidas a 'pen-friends' residentes pralá das serras e dos oceanos.

O cúmulo hoje, e que me faz escrever estas linhas desencantadas, foi a pertinência jornalística (?) de, após a confirmação da morte de Arafat (finalmente...não me lembro de morte mais anunciada), resolverem que seria notícia ir saber como destilaram o seu ódio os colonos judeus ortodoxos, dum qualquer bairro em Jerusalém.

Sabem? Não tem interesse, vão por mim...mais, destila soda cáustica, para não dizer outra coisa...

Eu cá estou desencantada...amanhã passa, though!

Plim!


4 comentários:

Anónimo disse...

Vi essas «entrevistas» no Bairro ortodoxo de Jerusalém. Uma prova de como se enchem chouriços em «prime-time».
Como a noticia da morte/coma do arafat se arrastava... o melhor era ir procurar os mais fervorosos adeptos da eliminação daquele, só para espicaçar a gleba. Mas ao que parece os «ortodoxos» do judaísmo, nem gostam de falar com jornalistas, não ortodoxos, entenda-se.
cara semi frio (quase quente) não acho que devas parar de escrever sobre a tua visão, do mundo interior e exterior. os grandes meios de comunicação social têm de se reger por objectivos comerciais, unicamente.
Logo as «noticias» não podem demorar mais que 2 ou 3 minutos, se o tema não for chocante, v.g., morte, acidentes, desatres, crimes, raptos,etc.Neste último caso arrasta-se por meio noticiário.
Mantém a tua verve activa e o teu vernáculo apurado; este blog é a prova que ainda vale a pena.
Quanto ao desencantamento... por vezes basta ir ao quarto ao lado e isso passa.
se não uma boleia atrevida...

Muad'Dib

Dinada disse...

Hoje já é amanhã...e passou!

:)

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Infiniti of fife nude mature women infiniti fun with ultracet Nexium advertisements Net pumper adware infiniti g35 maitneance schedule radar detector aluminum paint infiniti Culinary schools america Porsche cayenne bodykits Dominican republic seo Waite chair infiniti skyline g35 elisha bentley Painless dentist in minnesota Decoration doll house blumen lieferservis