quarta-feira, abril 06, 2005

Os Animais são Nossos Amigos

Ok, a frase é irónica...mas a ironia que contém serve de 'descompressor', descartando assim interpretações enviezadas daquilo que passo a escrever.

Tenho uma profunda antipatia por fundamentalistas, seja de que espécie ou sob que pretexto for. E incluo neste rol algumas associações dos direitos dos animais que, de vez em quando, lá aparecem, estridentes, entrando casa adentro através do televisor.

Eu gosto tanto dos seres irracionais (só de alguns, confesso), como aqueles que, agarrando a bandeira dos direitos dos mesmos, fazem folclore permanente com ela, agitando-a por tudo e por nada e, quanto a mim erradamente, perseguindo a 'equivalência' dos direitos deles aos dos outros: os 'racionais'. (como se estes últimos tivessem o problema dos seus direitos resolvido...).

Depois, há sempre a pulga, o piolho, a barata, a centopeia que, estando no reino animal, não colhem simpatia. E são exterminados sem dó nem piedade. Porquê então? Ora essa...

As grandes causas, no entanto, passam-lhes ao lado. Como a horrenda 'caça' às focas bébés, cuja época acabou de abrir no Canadá. (confesso que nunca vou entender como se é capaz, que raio de seres são aqueles que conseguem à paulada ignorar aqueles olhitos pretos, redondos como berlindes, mais surpresos que assustados...).

Acho que o segredo está no bom-senso (como aliás, está sempre...redundância).

Os animais são nossos amigos, ah pois são...mas não deixam de ser isso mesmo, animais. E eu gosto deles assim.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu até não desgosto dos fundamentalistas como um genero mas enquadro alguns defensores dos direitos dos animais na categoria dos fanaticos pela agressividade que colocam nessa defesa.

Acho que o problema maior está no fanatismo.

nick