segunda-feira, janeiro 03, 2005

A Educação ou a Saúde

Sempre me debati com esta dúvida, em país de merceeiros, em que as contas são feitas sacando do lápis, oblíquo e em equilíbrio instável, na orelha dum qualquer Sr. Manuel (se repararem, quase todos os merceeiros são Manuéis, ou é da zona onde vivo...).

Tanto me aparece como certa a prioridade saúde como, de repente, percebo que uma não chega lá sem a educação. É um dilema parecido com o do 'ovo e da galinha'.

São ambas importantíssimas, sem qualquer tipo de dúvida. Mas parece-me que a negligência a que têm sido votadas, nestas últimas legislaturas, tem sido directamente proporcional.

Sendassim:

voto, nas legislativas extemporâneas de 20 de Fevereiro p.f., em quem apresentar, para ambas, um programa de medidas concretas e exequíveis e, last but not least, quem me disser que se está a borrifar para os outros ministérios, empenhando tudo o que houver em aérios no nosso parco orçamento, nestas duas fontes de desenvolvimento sustentado dum país que, pobrezinho, investe na sustentação dum futuro melhor.

Mais tarde, agarre-se o resto. Quando estes dois sectores corresponderem.

Fico à espera de notícias...

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um preceito: quanto menos delas se falar e mais nelas se actuar, se edificar, se objectivar com efectivo, concreto e honesto desiderato, de forma persistente e consequente, muito mais consequentes serão os ulteriores actos atrás das atitudes. Estas sempre mais sobraceiras; aqueles tão menos enfáticos mas, sempre, infinitamente mais eficazes.

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo, a educação (não só a escola) é no quadro actual em que vivemos o melhor legado aos mais novos.

Independentemente do quadro politico que se aguarda invariavemente vamos cair na velha máxima: "Tirar de onde é preciso para onde parece".

Tanto à esquerda (PS) como à direita (PSD e PP) vão-se degladiar nesse campo, havendo a tendência do Socrates a reboque do Portas para a demagogia.

Vai ser bastante complicado não cair em demagogia, a dita "social-demagogia" já antes referida.

A vantagem no campo da demagogia vai toda para a área da direita, onde o Portas vai ser figura determinante. Para mais tem a experiência de estado e das fontes de informação que não tem o PS.
Por outro lado como dizem alguns "comentadores politicos", o PS não tem estratégia e a equipa (pelo menos parte dela) não deu sinais de qualquer competência. Não acredito que Guilhermes d'Oliveira Martins, ex-ministro das finanças (por mim mais conhecido por Mister Bean) seja melhor do que o Pina Moura.
Não sei "meus caros" em quem vocês vão acreditar quando o amigo Sócrates e a Elisa Ferreira foram alunos do Prof. Valente de Oliveira. Foram alunos até ao momento em que o PSD perdeu as eleições, e num ápice passaram-se os 2 para o campo guterrista.

Em minha opinião pessoal, não valerá muito a pena acalentar esperanças que sejam os outros (politicos) a garantirem o futuro dos nossos filhos. Não votei neles, e por isso não me reconheço neles.
Por vezes ser democrático entra em confronto com o ser RESPONSÁVEL.
Dois conceitos cada vez mais complicados de pronúnciar entre nós.

Atenção, quero chamar a atenção que isto não é discurso derrotista, apenas se pretende chamar a atenção para determinado(s) pontos de vista.

Não sendo das minhas competências, recebi ainda há pouco um email de um amigo que me alertava para os custos de manutenção do Estádio do Algarve. Sendo igualmente esse email destinado a algumas das nossas individualidades, e professores do ISC, a resposta a esse "problema" é simples e apenas pede imaginação por muito que possa escandalizar algumas pessoas.

Simples, basta que se convide o "El Corte Inglês" para concorrer com o "Algarve Shoping", e reabilitar o "EStádio do Algarve". O custo para o estado era zero. Por outro lado, deveria colocar-se em concurso a modernização de outras infra-estruturas. Tais como por exemplo, e aproveitando aquele espaço, para fazer polo de desenvolvimento. Ligar a linha do Algarve, com o aeroporto de Faro, tirar os expressos das Ferreiras, reabilitando e dando desenvolvimento a toda aquela área.

"Time to market", que os mais novos não esperam.

Rui
rmvsantos@caramail.com
PS. Thanks e "aragato" pela oportunidade.

Anónimo disse...

Faltou entre outras coisas, dizer:

"REABILITAR O ESTÁDIO DO ALGARVE PARA SER UM ESPAÇO COMO O CC VASCO DA GAMA".
Que outra utilização poderá ter o "Estádio do Algarve"!

Rui

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. wheelchair hoists p2p cybersitter Zoloft withdrawl side effects free parental control blockers Free blackberry application software campaas de email marketing en argentina cybersitter netnanny surfwatch cyberpatrol Middle tn tennis league Kid physical fitness computer deals canada Buy generic tenuate prescription pill Furniture teak mission craftsman Free ringtones for u.s cellular phones Symptoms of allergy to citric acid Victoria point realestate securities arbitration Side effects of zocor white papers