domingo, agosto 31, 2014

Comunidades Ciganas - Romani

Correndo o risco de ser banida da sociedade portuguesa por ser políticamente incorrecta (como se eu fosse política, bahhhh), acho absolutamente inadmissível que crianças de 12 (sim, doze) anos se casem com adultos, que sejam mães num país onde é considerado (e bem) abuso sexual grave qualquer comportamento sexual contra menor, e que, "last but not least", os pais ainda sejam pagos pelo nosso Estado, para manter as crianças na Escola.
Rídiculo.
E muiiito triste, mesmo.

P.S. (declaração de interesse): Trabalhei numa instituição portuguesa que tinha como um dos seus objectivos a integração (eu chamar-lhe-ia "aceitação incondicional" e tive grandes guerras por causa disto, das aceitações) das Comunidades Ciganas no nosso território. Muitas vezes levantei a questão que acima expus. Muitas mais vezes fui acusada de "intolerante", "racista" e outros belos adjectivos. Acho, acredito mesmo que "Em Roma, sê romano". E, se não gostas, sai à procura da TUA ROMA! Como ex-emigrante dou-me todos os créditos para abordar este assunto!

sexta-feira, agosto 29, 2014

Logo Eu Que Nunca Vejo Notícias Cá do Burgo

Acabei de ver, num qualquer tele-jornal (não interessa qual, todos iguaizinhos), que o PIB aumentou 2,qualquer coisa% MAS, e este mas é que é o busílis da questão, se deve a passarem a contar actividades ilícitas como tráfico de drogas (?!?) e prostituição(?!?).
Como, com é possível?
É?
E como se contabiliza isto num Produto Interno?
Alguém me diga que os jornalistas ensandeceram, ou isto é mesmo a palhaçada total???
A sério, perplexamente apoquentada...

quinta-feira, agosto 28, 2014

Às Vezes Penso Coisas

Umas de valor, outras nem tanto, descartáveis e que entram para logo sair, se tristes.
Mas, na maioria, ganham as idéias de valor:
- Amar muito, sempre;
- Ser completa, com o lado bom e o lado mau num equilíbrio desejável;
- Estar sempre presente para os "meus" ( e, nestes "meus", cabe a minha gente que amo incondicionalmente, sejam familares ou amigos);
- Querer mais, por muito que receba da vida, porque isto de receber é incomensurável e depende, apenas, de atenção aos sinais celestes;
- Acreditar na vida e em mim (no meu caso, também em Deus e em Santo António, aquele que eu trato por tu nas conversas diárias);
- Last but not least:
ser sempre verdadeira, comigo e com quem me rodeia.
Ora sejam todos muito felizes com aquilo que cada dia vos (nos) traz.
Porque a maior benção, acreditem, é mesmo acordar 

quarta-feira, agosto 27, 2014

Podia Ter Nascido Homem, Ora Que Bom Que Seria (Ou Não?!)

Começo por escrever, à laia de "statement of purpose", que me encontro em tremenda paz com a minha sexualidade, não vá baralhar as quatro pessoas que me lêem (que há, até juro).
Acontece que ontem, lá naquilo do FB, um amigo de há mais de 30 anos me descobriu. Apressadamente me convidou para ser sua amiga (bom, as fotos que lá tenho são um bocadinho antigas e isso explica tanta coisa) e eu, parva, aceitei.
Encetou-se uma bela conversa, combinámos um café matinal para hoje no Frut'Almeidas e lá fui, tendo-o preparado devidamente para o choque que podia sentir ao ver-me ali, tanto tempo depois.
Foi bom, muito bom.
Rimo-nos como se tudo o que estava lá tão longe se tivesse passado ontem, acolhemo-nos com a saudade dos anos e despedimo-nos com o mesmo abraço apertadinho "parte-costelas" de que tanto gosto.
Depois, chegada ao meu destino caíu-me a realidade em cima: ele continua uma brasa.
Já eu, como pragmática que sou, percebi que os meus 50 anos não são iguais aos quase 52 dele.
E quis ser Homem, em vez...

terça-feira, agosto 26, 2014

Encher Alheiras

Bom, é assim (ahahahah, coisa mais horrível de utilizar mas, infelizmente, tão comummente (ab)usada)!
Portanto (olha outra, ahahahah, começar uma frase com "portanto" é um portento em termos de belhéque)!
Enfim, posto isto era só.
Haja amôreeee 

quinta-feira, agosto 21, 2014

Muito Contente

Ainda há Finais Felizes

Tenho em casa um amigo do meu filho mais velho, chegado da Ucrânia, fugido duma guerra perdida em que acabaria como "carne para canhão" contra uma poderosa Rússia.
Esta parte é triste, que é.
Mas, a parte boa, que também há, é a possibilidade de fazer a diferença na vida dele, da mulher e família que deixou para trás.
Já uma vez, há muitos anos, acolhi uma amiga vítima de violência doméstica que veio da Alemanha e morou connosco muitos meses e foi maravilhoso vê-la reerguer-se, reconstruir-se, voltar a serenar.

Tenho os melhores filhos do mundo, porque sabem acolher, porque sabem a importância do mimo e da palavra certa para fazer perceber que estão presentes para o que fôr e, mais que tudo, dão o coração e o seu espaço (literalmente) para que o sofrimento de outros seja minimizado.
Fiz um bom trabalho e é só por isso que me sinto contente.

terça-feira, agosto 12, 2014

"Para Além Do Horizonte"

Um filme em que Robin Williams, igual a si mesmo, tem uma prestação notável.
Uma ironia, though...
É ver.
E perceber.

Como Ter Filhos Com Grandes Chances De Usar Gola À Camões Na Blogoesfera

(este é grátis, aproveitem):

1º Aparecer um sueco (tem de ser típico, loiríssimo aos vinte e tal e de olho azul turqueza), que se apaixone perdidamente por vós, de preferência em idade fértil;
2º Ter ascendentes celtas (devem ser), também de olhos azuis, que vos brindam com uns belos olhos verdes;
3º Procriar (no meu caso pelo método natural mas, penso, é aceitável recorrer à proveta, no caso de não serem pessoas sexuais, seja isso o que fôr);
4º Tirar o Doutoramento com a Professora Doutora Palmier Encoberto e, só depois (atenção, só mesmo depois), clicar ali no símbolo do Blogger e criar uma página. Sim, sei que é díficil, mas conto com a Vossa destreza;
5º Parir;
6º Logo depois (seis minutos tops), publicar fotos, muitas. Ah, e claro, cartas de amor infinitimaizalém;
7º Estou cansada, pronto...se não aproveitaram até agora para ir ali à Baixa à procura dum nórdico que encaixe no perfil é porque, hélas, não estão assim tão interessadas!

segunda-feira, agosto 11, 2014

Filhos Meus, Desse Mar Báltico

Este foi o primeiro:


Que chatice...escondeu o verde dos olhos :D


Este o segundo...oh, os olhos estão encarnados, bolas. Mas são azuis, juro!

At last, a prova.

Ai que lindos, tão coração!

Está bem assim?
Continuo a precisar de formação?
Ah, bom, também me parecia, pois!

sábado, agosto 09, 2014

De Interesse Para Quem, Como Eu, Possui Canídeos Amados

Tenho uma praga de pulgas em casa.
Por causa disto não posso ir de férias (sim, sim, é para se perceber bem que NO MATTER WHAT, OS NOSSOS ANIMAIS SÃO PARTE INTEGRANTE DA NOSSA FAMÍLIA...POIS!!!).
Já gastei mais duma pipa de massa em Bolfo da Bayer, campô para eliminar os parasitas mas, dando-se o caso da minha Mousse de Chocolate não poder tomar banho durante mais 2 semanas (tadinha, as feridas, é alérgica às malditas porcas e enche-se de peladas horríveis), o dito é usado no balde de água e passado por casa toda com a esfregona (e vão três, as vezes, já).
Chamado o veterinário diz-me ele que é geral, que está cheio de casos destes e explica-me: as pulgas, este ano, ganharam defesas contra o famoso Advantix.
Ou seja, as malditas funcionaram como as bactérias contra os antibióticas, mal comparado.
Eu, que numa semana, já tinha posto duas pipetas na cadela, não podia pôr mais nada durante duas semanas. Nem o suposto revolucionário Activyt, acabadinho de sair este Verão, e que o senhor doutor me vendeu para usar no tempo estipulado, as tais duas semanas. Deixou também antibiótico que está a tomar e que continuará 3 semanas (uma bomba). Levou com cortisona e mais sei lá o quê ('tadinha, Mousse mai'linda  da dona e dos donos).
Passado uma, e estando prestes a panicar vai de lhe aplicar o tal do produto "milagroso" e, resultado? Bom, ela está livre de pulgas mas a casa...enfim, a casa, céus.
Mudei-me para aqui há dois pares de meses, não fosse isso ponderava fugir...a sete pés, levando a companhia toda. Deixando para quem viesse as novas proprietárias do espaço.

Socorro!
Que faço?

Post Scriptum: este poste pretende alertar para a falta de eficácia do Advantix, em primeiro lugar, e da importância de encontrar um substituto à altura, antes tarde que nunca.

segunda-feira, agosto 04, 2014

Temas Fracturantes Que Não Envolvem O Sector da Banca

63%3 é a média dos professores que fizeram o exame (what???).
Isto, acrescido aos quase 15% de chumbos, numa classe que ensina os nossos educandos é, no mínimo, muito preocupante.
Estou em crer que este teste era necessário, vistos os resultados e, egoísticamente, mãe de alunos nas mãos deles;

Notícia em todos os canais "não sei quê" CTT, greve porque ah e tal e agora os horários de pausa passaram de meia-hora para uma hora e isso vai ter repercussões terríveis na família (really?), e manifestação nas ruas (juro que se vi dez pessoas foi porque tirei as lentes de contacto e há esse efeito, na miopia, que é sempre multiplicador).

Era isto.
Triste.

domingo, agosto 03, 2014

Maquilhagem

Filipa Brás, a saber:

- Só fui maquilhada uma vez, no casamento da mana mais nova, e correu tão mal, mas tão mal, que foi mesmo experiência para não repetir;
- Nunca usei nada nas minhas (há atrasado) belas fuças porque nasci numa família que nem batons nem rímeis entravam, quanto mais cremes para a pele, ou quejandos;
- Casei-me em 1986, com 22 anos, e nem as unhas, céus, nem as unhas levei de jeito (estavam rentinhas, como ainda uso, roídas na altura), nem nadica de nada na cara;
- Véu também não constava da indumentária, que fui eu que inventei, e só um ramo de rosas brancas e o bordado inglês do tecido alvo me denunciavam como noiva;
- Fiz 50 anos há duass semanas e a minha cara é um desastre de rugas de expressão (essas são aos quilos porque era míope) mas não me ralo lá muito;
- Mais de resto, há uma década, quando comecei nisto, dos blogues, não havia Filipas a orientar;

Resumindo:
Devo culpar a tua prematuridade? Se nascesses uma década antes, teria salvação?



Das Mudanças

De xôfre, vêm as físicas, com aviso prévio mas, mesmo assim, doídas.

As outras, que dizem que serão aprendizagem, que mudamos porque vivemos os anos de trás que nos transformam em outros seres, adaptados, sem grandes segredos ou sobressaltos (o livro de instruções falhou-me).

Devia ser esta a ordem das coisas, os desígnios do universo, o percurso natural duma vida mas, o cretino "mas" que, inoxerávelmente, não aparece na cabeça dos menos dotados de inteligência (seja isso o que fôr
?) e que assim vivem as perfídias da vida de peito aberto e sem questões, aceitando-a, acolhendo-a sem drama.

Eu, eu questiono tanto que me canso.
Do universo.
Das suas leis.
De mim, principalmente.